O fugitivo moçambicano Momade Assif Abdul Satar, mais conhecido por Nini Satar, que pode ter entrado na Tailândia com um passaporte falso, foi preso em Bangcoc na semana passada.

Nini Satar extraditado às 19 horas de ontem “num voo para o Quénia para continuar viagem a Moçambique”

O fugitivo moçambicano Momade Assif Abdul Satar, mais conhecido por Nini Satar, que pode ter entrado na Tailândia com um passaporte falso, foi preso em Bangcoc na semana passada.

A Tailândia extraditou um fugitivo moçambicano procurado por uma série de seqüestros por resgate e assassinatos, disse a polícia nesta quarta-feira, enquanto uma operação se aprofunda em gangues estrangeiras usando o país do sudeste asiático como um buraco.

Momade Assif Abdul Satar entrou na Tailândia há três anos, pouco depois de ter sido libertado em liberdade condicional de uma prisão de Moçambique pelo homicídio de um jornalista investigativo em 2000 na capital, Maputo.

A Interpol emitiu um “aviso vermelho”, ou um mandado de prisão não vinculativo, depois de alegações de que a Satar continuou a conduzir um negócio de resgate-sequestro em Moçambique e na África do Sul a partir do estrangeiro.

A gangue arrebatou executivos ricos e cobrou US $ 3 milhões pela liberação.

Reportagens da mídia em Moçambique e na África do Sul dizem que vários dos sequestrados foram assassinados mais tarde.

Satar, que foi preso em Bangcoc na semana passada, pode ter entrado na Tailândia com um passaporte falso e depois ter criado uma empresa de fachada para obter um visto, disse à AFP o vice-comissário da polícia turística da Tailândia.

“Ele foi extraditado à meia-noite (terça-feira) [7:00 PM em Moçambique] em um voo para o Quênia”, para continuar viagem a Moçambique, disse o major-general da polícia, Surachate Hakparn.

“Não vamos permitir que criminosos estrangeiros usem a Tailândia como base para suas operações”, acrescentou Surachate.

Satar é a mais recente de uma lista crescente de criminosos estrangeiros encontrados escondidos na Tailândia, um país que tenta banir sua reputação como um buraco para bandidos.

Surachate, popularmente conhecido por seu apelido de “Big Joke”, lançou uma campanha de limpeza de alto nível chamada Operation X-Ray Outlaw.

Em rounds quase noturnos, cerca de 2.000 estrangeiros foram presos – incluindo traficantes de drogas e prostitutas, além de pessoas que passaram por vistos em pontos turísticos da Tailândia.

O turismo é um dos pilares da economia tailandesa e o reino espera receber mais de 36 milhões de pessoas este ano.

Mas, com fronteiras para vários países vizinhos, ele luta para acompanhar o volume de pessoas que entram e saem, incluindo pessoas que se passam por turistas que, em seguida, ultrapassam o limite.

A polícia admite que há falhas no sistema, exploradas por redes de crime organizado, incluindo traficantes de seres humanos e gangues de traficantes que há muito usam o reino como base.

Mas as autoridades tailandesas estão reforçando a segurança nas fronteiras e planejam introduzir novas tecnologias de escaneamento facial e de íris em suas fronteiras nos próximos meses.

“Quando fizermos isso, os suspeitos não virão aqui”, acrescentou Surachate.

Fonte: AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *