Rede mosquiteira protege celeiro de régulo em Chemba

Rede mosquiteira protege celeiro de régulo em Chemba

Urima é uma localidade do distrito de Chemba, província de Sofala, onde o “Bastidores” teve a oportunidade de visitar e conversar com o régulo Urima na sua própria residência, para se inteirar, entre outras questões, do conflito entre as pessoas e os crocodilos.

Surpreendentemente, esse conflito nunca houve naquela zona, já que, segundo o próprio régulo, quando a população cumpre escrupulosamente as regras tradicionais (não lavar a loiça ou roupa nas margens do rio, as mulheres buscarem água vestidas de capulanas, entre outras), os ancestrais tomam a dianteira na protecção da comunidade.

Porém, durante a conversa, o “Bastidores” captou a imagem deste texto, que mostra o celeiro do líder Urima coberto totalmente por uma rede mosquiteira, esta que deve ser usada para proteger as pessoas contra as picadas dos mosquitos transmissores da malária.

Embora o encontro com o régulo Urima não tenha sido para falar da sua rede mosquiteira, o “Bastidores” teve o atrevimento de falhar-lhe sobre a importância de colocar aquela peça no seu devido lugar.

DM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *