O líder da  Renamo, Afonso Dhlakama, acaba de anunciar que já há consenso em torno do modelo de eleição de governadores provinciais no país

Afonso Dhlakama acaba de anunciar que já há consenso sobre eleição de governadores

O líder da  Renamo, Afonso Dhlakama, acaba de anunciar que já há consenso em torno do modelo de eleição de governadores provinciais no país, facto que emperrava o processo de negociações entre o Governo e a Renamo em torno da descentralização no país.

São na verdade três opções que a perdiz propôs ao Governo para a eleição de governadores províncias, segundo anunciou nesta terça-feira o Presidente da Renamo.

Dhlakama disse que neste momento, o seu partido aguarda a reacção final do Governo em torno das propostas, e acredita que uma delas será validada.

Quanto à integração dos homens da Renamo nas FDS, condição básica que a Renamo  exige para sair das matas, Dhlakama afirmou que as negociações junto ao PR  continuam de forma lenta.

Dhlakama afirmou  que, antes do fim do ano, poderá encontrar-se com o Presidente da República no âmbito da busca por uma paz efectiva e confirmou que o encontro da semana passada falhou por razões organizacionais.

O presidente da Renamo negou que tenha havido acordos entre o seu partido e a Frelimo na Assembleia da República para a eleição do provedor da justiça, mas deixou em aberto espaços para negociações com as outras bancadas.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *