O antigo presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe exigiu um teste de paternidade para os filhos de Grace, a desconfianca surge num momento em que militares

Robert Mugabe expulso da liderança do ZANU-PF

O partido no poder no Zimbabwe expulsou Robert Mugabe da liderança do ZANU-PF. A força política vai começar agora o processo de o destituir da presidência do país.

MAPUTO – A vontade do comité central do União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF), tinha sido pré-anunciada por Chris Mutsvangwa, o líder da influente associação de veteranos da guerra da independência do Zimbabué. Antes do início da reunião, em declarações à agência Reuters, Mutsvangwa avisava que Mugabe está a ficar sem tempo para negociar uma saída digna e por isso devia deixar o país enquanto pode.

Confirmou-se a demissão forçada de Mugabe e confirmou-se ainda a informação de que será Emmerson Mnangagwa o novo líder do ZANU-PF. O vice-presidente do país tinha sido afastado desse cargo há duas semanas e terá sido essa demissão que esteve na origem das movimentações dos militares que detiveram Mugabe.

Mnangagwa vai voltar à vice-presidência e será ele a liderar a transição.

Antes da reunião do comité central circulava a informação de que a mulher de Mugabe iria ser destituída da liderança da Liga Feminina do partido, mas o ZANU-PF foi mais longe e expulsou-a do União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica.

Mugabe, que está em prisão domiciliária, tem resistido a abandonar o país. A televisão estatal contava ontem que este domingo ele tinha prevista uma reunião com os comandantes dos militares contestatários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *