Montagem dos tabuleiros que vai ligar Maputo-Katembe deverá começar amanhã e levar 30 dias
Eram cerca das 13h30 quando o navio que traz os 57 módulos do tabuleiro da ponte chegou ao porto de Maputo, confirmando uma das etapas mais importantes para a execução desta obra pública, que está entre as maiores a serem erguidas no país. Silva Magaia, presidente do Conselho de Administração da empresa Maputo Sul, empresa a frente da construção da ponte Maputo-Katembe, descreve a chegada do tabuleiro como a etapa principal, já que a estrutura começará a ganhar forma dentro de dias, devendo a montagem durar um mês.
O início da montagem do tabuleiro está previsto para amanhã, visto que, ainda hoje, minutos após a chegada dos tabuleiros, realizaram-se parte dos ensaios para o efeito.
Contudo, prevalecem dúvidas sobre a data da conclusão das obras, uma vez que ocorreram situações que levaram a ligeiro atraso. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de a ponte estar pronta no fim deste ano, o que a não correr, o prazo transita para o princípio de 2018.
A ponte Maputo-Katembe está orçada em 725 milhões de dólares e terá uma extensão de cerca de três quilómetros, com quatro faixas para a circulação de viaturas, e uma estrada até à Ponta D’Ouro.
O País