Afonso Dhlakama diz que vai seguir o exemplo de Nelson Mandela quando ele estiver no poder: Não fará vingança Politica e o seu governo será do Povo, para o Povo e Pelo Povo.
Será que Dhlakama é o Madiba de Moçambique?
O líder da Renamo, falando no dia ( 23/09/2017) aos quadros da Renamo, em Gorongosa, indicou os avanços no diálogo com o Presidente Filipe Nyusi no que tange a eleição de governadores e inserção dos comandos da Renamo nas forças Armadas de Moçambique, de forma a se criar um exército republicano, profissional e apartidário.
Dhlakama deu uma verdadeira aula de ciência política no tocante a estas matérias e sobre o estado. Ele referiu sabiamente que o Estado não é o partido que ganha as eleições e não é o Conselho de Ministros.
Os governos vão e vem, mas o estado permanece. Dhlakama disse que tudo que tem feito ( a luta, a ida as matas e a sua permanência lá, mesmo contra a sua vontade) é para o bem dos Moçambicanos e do País. Ele referiu que no dia em que governar o país, governará com democracia. Isto é, o seu governo será governo do Povo para o Povo e pelo Povo. Ele disse que será exemplar e seguirá o grande exemplo de Nelson Mandela governando de forma inclusiva, com todos e sem vingança.
Referiu também que não almeja se perpetuar no poder. Ele ficará um mandato ou menos e entregará o poder aos mais jovens tal como fez Nelson Mandela.
Por Péricles Maquiavel 24/09/2017