As autoridades do Malawi emitiram hoje, em Blantyre, um mandado de captura contra a antiga presidente Joyce Banda, acusada de estar implicada num gigantesco escândalo de corrupção

Emitido mandado de captura contra a ex-presidente do Malawi

As autoridades do Malawi emitiram hoje, em Blantyre, um mandado de captura contra a antiga presidente Joyce Banda, acusada de estar implicada num gigantesco escândalo de corrupção, que assolou o país em 2013.

“As provas reunidas pelos serviços fiscais indiciam a ex-presidente de suspeita de abuso do poder e de branqueamento de capitais”, declarou James Kadadzera, o porta-voz da polícia.

O comunicado da polícia acrescenta, que havendo necessidade de interrogar a antiga presidente sobre esses supostos crimes, um mandado de captura foi emitido contra a mesma.

Esse mandado de captura é efectivo a partir desta segunda-feira, precisou Kadadzera.

De acordo com a imprensa malawite, Banda deixou o país após a sua derrota eleitoral em 2014, para viver nos Estados Unidos, mas pretende muito brevemente regressar ao Malawi.

Em 2013, cerca de 30 milhões de dólares tinham desaparecido dos cofres desse pequeno país pobre da África Austral, em desvios implicando dezenas de funcionários, homens de negócios e dirigentes políticos.

Na sequência desse escândalo, vários países estrangeiros retiraram a sua ajuda ao país, uma decisão desastrosa para o Malawi, cujo orçamento depende em 40 por cento de ajuda estrangeira.

Esse assunto contribuiu na derrota da presidente Banda, durante as eleições de 2014, em benefício do seu adversário Peter Mutharika, que se tinha engajado a lutar contra a corrupção.

Na altura, quatro pessoas foram condenadas a penas de prisão pela sua implicação nesse dossier.

 

Folha de Maputo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *