Reconhecer Dhlakama como Heroi nacional: MDM apoia e a Frelimo promete analisar

Reconhecer Dhlakama como Herói nacional: MDM apoia e a Frelimo promete analisar

As bancadas parlamentares da Frelimo e do MDM reagiram recentemente à proposta do Chefe da Bancada da Renamo na Assembleia da República, Viana Magalhães, de declarar-se Afonso Dhlakama um herói Nacional.
Viana Magalhães defendeu a declaração de Afonso Dhlakama como heroi nacional durante o seu discurso na cerimônia de abertura da II Sessão Ordinária da Assembleia da República, em sede do parlamento, em Maputo.
O MDM é favorável, e a Frelimo analisar no parlamento, caso a Renamo submeta a proposta.
Segundo o porta-voz da bancada parlamentar do MDM, Fernando Bismarque “é preciso reconhecer a contribuição de Afonso Dhlakama na conquista da democracia, até porque, independentemente dos meios usados, pelo menos Afonso Dhlakama forçou que saíssemos de um regime mono para multipartidário”, considerou. Segundo ele, “se Moçambique está a viver um regime multipartidário na democracia plena, embora com algumas falhas, deve-se à luta e ao engajamento” de Dhlakama”.
Por seu turno, o porta-voz da Frelimo, Caifadine Manasse, remete o assunto à análise pela Comissão Nacional de Títulos Honoríficos e caso chegue ao Parlamento será devidamente analisada. “Existe uma lei e uma comissão que trata esses assuntos, como a Renamo diz que vai submeter uma proposta à Assembleia da República para a apreciação, nós vamos apreciar ao nível da Assembleia da República”, prometeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *