Acho que Filipe Nyusi me ouviu. Aliás, servi de porta-voz do sofredor povo moçambicano. As preocupações que fiz chegar ao Presidente não eram só minhas, eram do povo moçambicano do Rovuma ao Maputo.

Filipe Nyusi dispensa antigos assessores?

Nyusi com novos assessores! – Nini Satar

“Informações ainda não confirmadas indicam que o Presidente da República, Filipe Nyusi, tem novos assessores. O que não sei é se dispensou os que antes lhe assessoravam, mas a pujança destes novos é visível.

Sempre, nas minhas cartas dirigidas ao Presidente da República, pedi, encarecidamente, para que substituísse por outros os assessores que lhe rodeavam. Produziam pouco. Levavam o Presidente à mata. O país estava quase a colapsar. Acho que Filipe Nyusi me ouviu. Aliás, servi de porta-voz do sofredor povo moçambicano. As preocupações que fiz chegar ao Presidente não eram só minhas, eram do povo moçambicano do Rovuma ao Maputo.

Embora com alguma debilidade, o certo é que agora temos paz. Ou seja, pode-se viajar do Rovuma ao Maputo, via terrestre, sem que seja necessário colunas militares. Os camponeses estão ai a produzir. Se isto assim continuar, a próxima colheita vai ser uma fartura. Era isto que o povo queria: paz para trabalhar, estudar, cantar e cuidar dos seus.

O Metical, a nossa moeda, está a fortalecer-se face ao dólar. Os combustíveis baixaram de preço. A LAM saiu da lista negra e já pode voar para o espaço europeu. Aqueles senhores que só dormiam na EMTPM já acordaram. Os mecânicos conseguiram reparar alguns autocarros e estão ai à rua. Podem ser poucos, mas circulam. O grave era tê-los parados alegadamente porque não têm baterias ou pneus…valha-me Deus!

Embora julgasse que não se devia intrometer em assuntos do fórum judicial, o Presidente da República teve uma intervenção apreciável acerca do relatório da Kroll. Ou seja, no ponto em que as coisas estão, acredito que tendem a melhorar. O Presidente parece ter acordado de um sono profundo.

Sei que muitos dirão que é pouco. O certo é que já temos sinais de melhoria. Para se chegar à perfeição é uma longa estrada, como todos sabemos. O importante é o Presidente mostrar sinais de mudança. Com o tempo muita coisa será limada. Assuntos dos Cambazas e tantos outros, com o tempo, merecerão o devido enquadramento.

O que o povo deve fazer, é aplaudir, ou seja, encorajar quem pelo menos mostra alguma iniciativa. Isto é louvável. Haverá tropeços? Sim. E tantos. Mas enquanto houver coragem de enfrentar os problemas que nos desgraçam como nação, temos de apoiá-lo. Não é errado dizer parabéns senhor Presidente.

PS: Aproveito o ensejo para dizer ao Presidente para que caso ainda existam preguiçosos, refiro-me àqueles camaradas que só querem mamar do Estado sem fazer nenhum, que aproveite o congresso do partido que se avizinha, para os remover. Do congresso, o Presidente tem que sair revigorado e sem esquecer que, efectivamente, o seu patrão é o povo moçambicano.”

A frente é que é o caminho!

Nini Satar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *