Querem prova maior de que o país está em sistemática regressão? Oiçam, neste vídeo, o que o jornalista da TVM, Brito Simango, diz. Para ele Machipanda

Brito Simango comete gafes ao dizer que “Machipanda fica entre Moçambique e África do Sul”

Querem prova maior de que o país está em sistemática regressão? Oiçam, neste vídeo, o que o jornalista da TVM, Brito Simango, diz. Para ele Machipanda (onde despenhou-se a avioneta que matou o irmão do ministro Carlos Mesquita e mais cinco passageiros) está localizada entre Moçambique e África do Sul. Que baboseira. Sinceramente, não esperava isto deste senhor.

Que eu saiba, Machipanda está no distrito e província de Manica, no centro do país. É a principal fronteira terrestre entre Moçambique e Zimbabwe. E este Brito Simango, se não estou em erro, é da província de Sofala. E Manica é uma espécie de quintal de Sofala. Ademais, sendo ele jornalista, tem obrigação acrescida de conhecer, pelo menos geograficamente, o seu país.

E é este indivíduo que até apresenta o telejornal? Que podridão. Tantos anos de jornalismo para nada? O telejornal é a montra do que se faz na TVM. Julgo eu que devia ser apresentado por indivíduos com tarimba, com credenciais inquestionáveis. Brito Simango? Não vou aceitar que errar é humano.

Que eu saiba, antes da hora do telejornal, as notícias são organizadas. Ou seja, o apresentador os pivot e até pode alterar o que estiver errado. Tem tempo para isso. Dá a cara na televisão para mostrar mediocridade? E a culpa não é só dele. Apanham na mesma proporção o autor da peça, o editor do dia e o próprio chefe da redacção. Deixam muito a desejar. Dinheiro público paga a medíocres!

E este Brito Simango, há muito que anda na televisão. Andou por tantos anos na delegação da Beira. Se não estou em erro, até tem viajado com o chefe de Estado. Só para mostrar mediocridade?

Recordo-me de um amigo que me dizia: o jornalismo é como a medicina. Qualquer erro é fatal. Lá está: colocaram sapateiros para fazer das suas.

Há um mecânico que há anos se fez passar por médico no Hospital Central…

É verdade que a TVM anda em crise ultimamente, mas tamanha barbaridade provoca náuseas. O Brito Simango e os colegas que elaboraram esta peça, devem, voltar à carteira: ensino primário!

Nini Satar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *