Ivone Soares Renamo Portalmoznews

“A Renamo não vai descartar o diálogo” disse Ivone Soares

…apesar de provocações e execuções sumárias de nossos membros”, diz a chefe de bancada parlamentar, Ivone Soares.

A chefe da bancada parlamentar da Renamo, Ivone Soares, disse ontem à VOA que o seu partido “não descartará o diálogo para a paz em Moçambique“, apesar de vários entraves.

Soares, que se encontra nos Estados Unidos em missão de diplomacia parlamentar, disse que a perseguição aos membros do seu partido não irá bloquear a busca da paz.

É com o diálogo que vamos construir o Moçambique que nós queremos (…) apesar de provocações e execuções sumárias de nossos membros“, sublinhou Soares, que é igualmente deputada do parlamento pan-africano.

Em finais de 2016, Afonso Dhlakama, líder da Renamo, e Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique, acordaram uma trégua de uma semana, que foi prolongada no início do ano por mais dois meses.

A Renamo vai ao diálogo, entre outros, para defender o pacote de descentralização, governação nas seis províncias onde teve maioria eleitoral em 2014 e garantia do respeito pelos acordos firmados.

A deputada reafirmou a importância de mediadores no diálogo moçambicano.

Apesar da aproximação entre os líderes, “os mediadores são fundamentais, porque ajudam a encontrar as pontes necessárias para a construção do consenso“, acrescentou Ivone Soares.

Fonte: macua.blogs

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *