Autoridade tributária satisfeita com cobrança de impostos de 2016

A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) arrecadou 173 mil milhões de meticais em impostos este ano, acima dos 165 mil milhões planificados. Mas a maior parte das pessoas e empresas que deviam pagar impostos continuam a não cumprir com o seu dever.

Ainda assim, o registo constitui uma superação da meta anunciada num ano marcado por encerramento de empresas e por uma crise económica e financeira profunda, factores que para a Autoridade Tributária não conseguiram perturbar a cobrança de impostos.

A instituição arrecadou oito mil milhões de meticais acima da meta de cobrança de impostos fixada para este ano. A informação foi avançada hoje, pela Presidente da AT, Amélia Nakhare.

Segundo Nakhare, a AT tem mais de 300 trabalhadores ociosos, isto é, pouco produtivos, facto que não impediu a superação da meta fiscal. Nakhare assume que a instituição tem fragilidades e, por isso, só uma minoria paga impostos. Esta situação interfere negativamente nas metas anuais de cobrança de impostos fixadas.

A AT tem como desafios para 2017 reduzir a lentidão do desembaraço aduaneiro no Porto de Maputo e reduzir o contrabando de bebidas alcoólicas.

autoridade bebidas contrabandeadas

Actualmente, 60% das bebidas alcoólicas que entram no país são contrabandeadas.

 

Fonte: O Pais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *