RENAMO exige esclarecimentos sobre o encerramento do “Nosso Banco”

A o maior partido da oposição em Moçambique exigiu ontem explicações ao governo e ao parlamento, sobre os contornos e as consequências do encerramento do Nosso Banco, para a economia e, sobretudo, para o cidadão que lá tinha as suas poupanças.

A maior bancada da oposição parlamentar considera que a situação é de tanta preocupação, daí que as explicações do executivo tem um carácter de urgência.dinh

A preocupação da  Renamo tem ainda como base o facto do banco ora encerrado ter como accionistas maioritários o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), depositário do fundo de pensões dos trabalhadores, e a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).

Queremos ter esclarecimentos sobre os investimentos das empresas públicas feitos pelo INSS e pela EDM neste banco (Nosso Banco), bem como o tratamento que será dados aos depósitos efectuados pelos clientes” disse Juliano Picardo, deputado da Renamo.

A direcção do parlamento ouviu a exigência e deixou promessas de dar seguimento ao assunto.

Muitos cidadãos e empresários moçambicanos receiam o encerramento de mais bancos, precisamente numa altura em que a situação da economia moçambicana se revela totalmente deteriorada, por conta da descoberta de dívidas secretas.

De momento, é precária a credibilidade internacional de Moçambique.

Em contactos com os credores da dívida externa, o governo voltou a revelar a incapacidade de pagamento em 2017 e pediu uma solução urgente, que passam pela renegociação da dívida.

O posicionamento dos credores já é conhecido: Qualquer negociação só depois da conclusão da auditoria forense, que só termina em finais de Janeiro do próximo ano.

 

(Voa português 16/11/2016)

Um comentário

  1. Boa tarde ,na qualidade de moçambicano estou a pedir transparência de tudo que estamos a viver no nosso cotidiano ,só se fala da magna casa do povo mas nada feito pra por nós,subidas explosivas de preços ,chega de tantos luchos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *