Guebuza foi ouvido pela CIP

O antigo Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, foi ouvido está manhã pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as polémicas dívidas públicas, que estão na origem da quebra de confiança dos parceiros internacionais, que resultou no congelamento do apoio orçamental para este ano.

O ex- Presidente da Republica chegou à sede do parlamento por volta da 8:50h, para a audição que iniciou pontualmente às 9horas, em sessão à porta fechada.

Perante os membros da CPI, maior parte dos quais, antigos subordinados e camaradas do partido, Armando Guebuza prestou esclarecimentos sobre os contornos das dívidas contraídas sob garantias do Estado, para financiar as operações das empresas Ematum, Proindicus  e MAM, durante o último ano do seu mandato.

A  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) já ouviu diversas figuras consideradas interventivas no processo do endividamento, com destaque para o antigo ministro da Finanças, Manuel Chang, mas Guebuza é considerado a figura-chave e por isso foi deixado para o fim do processo.

O relatório da CPI deverá ser submetido ao parlamento nesta quarta-feira.

(O País)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *