Preço do pão vai aumentar a partir de hoje 1 de Julho.



A Associação Moçambicana de Panificadores (AMOPÃO) decidiuainda esta semana, em Maputo, subir o preço do pão de 200 gramas passando de seis para sete meticais e o que custava 7,50 meticais, para nove (9).

Estes preços poderão entrar em vigor apartir do dia um de julho de 2016 caso o Governo não apresente medidas tendentes a aliviar as padarias do sufoco.


 Victor Miguel,O presidente da associação, disse à imprensa, à saída da reunião, que estes ainda não são preços reais, tendo em conta os actuais custos de produção, mas são os números de consenso depois de debates entre os panificadores membros, considerando que o pão é um alimento básico para a população de baixa renda.

Segundo dados por ele apresentados, um saco de farinha de trigo de 50 quilos, que em Outubro do ano passado custava 1.080 meticais, está a 1.394 meticais. 

Dez quilos de fermento fresco, que no mesmo período eram adquiridos por 740 meticais, actualmente são vendidos por 1600. A mesma quantidade de fermento seco que estava a 1.600 meticais, hoje tem o preço de 2.340 meticais, daí que o negócio do pão tornou-se insustentável. Por causa desta situação algumas padarias que não aguentaram com o embate, fecharam as portas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *