China compromete-se a criar um milhão de empregos em África até 2027

China Africa 1 750x375 1

Na quarta-feira, 4 de setembro, o Presidente da China, Xi Jinping, revelou um plano ambicioso para apoiar África durante a abertura da cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), em Pequim. Xi Jinping anunciou que a China investirá 360 mil milhões de yuan (cerca de Três trilhão duzentos e trinta e oito bilhões setecentos e quarenta milhões oitocentos e sessenta mil trezentas vírgulas oitenta e sete meticais no câmbio actual) até 2027, com o objetivo de criar um milhão de empregos no continente africano.

Além desse compromisso, o líder chinês informou que haverá um investimento adicional de pelo menos 70 mil milhões de yuan (cerca de seiscentos e vinte e nove bilhões setecentos e quarenta e seis milhões duzentos e noventa e oito mil trezentos e trinta e nove vírgula noventa e seis meticais) em projectos africanos. Xi Jinping destacou que as relações entre a China e África estão no seu “melhor momento histórico” e reafirmou a disposição da China em aprofundar a cooperação econômica com o continente.

O Presidente chinês também revelou a implementação de 30 novos projectos de infraestrutura e a doação de mil milhões de yuan em ajuda militar para África, além da formação de seis mil militares africanos.

O evento conta com a presença de 50 líderes africanos e do secretário-geral da ONU, António Guterres, sublinhando a importância e o alcance das novas iniciativas chinesas. (Bendito Nascimento)

Author: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *