Trata-se do Navio “Arca da paz”, pertencente a marinha de guerra Chinesa, tripulada por médicos militares que atracou na sexta-feira (09 de agosto), no Porto de Maputo, para prestar assistência Médica e medicamentosa aos moçambicanos, depois da última visita no ano de 2017.
O navio que permanecerá até o dia 16 do mês em curso, no âmbito da cooperação bilateral entre os Governos da República de Moçambique e da República Popular da China, conta com uma capacidade para fazer atendimentos de mais de 600 pessoas por dia, entre membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e ao público em geral.
De acordo com uma publicação do Ministério da Defesa Nacional ” A presença do Arca da Paz em Moçambique reforça os laços de amizade e cooperação entre os dois países no domínio da defesa, contribuindo para o bem-estar da população moçambicana através de cuidados médicos de qualidade”, lê-se.
E ainda refere, que para o Público não filiado aos militares, devem proceder uma inscrição no Comando da Marinha de Guerra Moçambicana para poderem ter atendimento na “Arca da paz”, durante a sua estadia no país. Por sua vez, os militares e seus dependentes, poderão inscrever-se nas suas respectivas Unidades.
De referir que a primeira vez que o Arca da Paz visitou o país, atendeu mais de 16 mil pacientes, sendo composto por militares, seus dependentes e o público em geral. (BN)