Horas depois de anunciada a exclusão da candidatura da Coligação Aliança Democrática (CAD) que suporta a candidatura de Venâncio Mondlane para as eleições legislativas e provinciais de 09 de outubro, oito partidos extra-parlamentares, reunidos numa segunda sessão na cidade de Maputo deliberaram ao que chamam de “total apoio ao General Ossufo Momade”, candidato as eleições presidenciais pela RENAMO.
Dentre os oito partidos extra-parlamentares, está o Congresso dos Democratas Unidos (CDU). O partido que no mês de junho submeteu um pedido de impugnação contra a CAD junto do Conselho Constitucional (e veio a ser chumbado).
Na altura, o partido dizia não fazer parte da coligação e não queria ver o seu nome misturado na candidatura. Acusando a CAD de uso indevido do seu nome e de documentos na sua inscrição para as eleições de 9 de outubro.
O partido que queria divórcio com a CAD é acompanhado agora na nova união com a RENAMO, onde fazem parte os outros seguintes partidos:
Partido Unidade Nacional (PUN); Partido Ecologista de Moçambique (PEMO); Partido União Nacional Moçambicana (UNAMO); Partido do Progresso Liberal de Moçambique (PPLM); Partido Central de Moçambique (PCM); Partido Democrático Liberal de Moçambique (PADELIMO) e a União dos Democratas de Moçambique (UDM).
Portanto, todos os partidos em referência, foram ontem aprovadas as suas candidaturas pela Comissão Nacional de Eleições. Pois reunia toda “legalidade” que a CNE exigiu. (INTEGRITY)