Inédito: sorteio da Champions 24/25 será feito por… computador

Inédito: sorteio da Champions 24/25 será feito por… computador

Provas europeias mudam de formato na próxima época. Termina a tradicional fase de grupos e passa a haver uma liga. Será um computador a determinar os adversários de cada equipa.

A Liga dos Campeões vai ter um novo formato a partir da próxima temporada (Liga Europa e Liga Conferência também). Vai terminar a tradicional fase de grupos para passar a haver uma liga única de 36 equipas e oito jornadas (quatro em casa e quatro fora). Ainda assim, estão perspetivadas ainda novas mudanças… inéditas.

Giorgio Marchetti, secretário-geral adjunto e diretor do futebol da UEFA, revelou, numa sessão informativa com alguns meios de comunicação, que será um computador a determinar os adversários que cada equipa vai ter pela frente. O software está a ser desenvolvido por uma empresa inglesa e irá, depois de concluído, ser alvo de uma auditoria por parte da Ernst & Young.

Segundo a UEFA, um sorteio manual – com as bolas –, iria demorar entre três e quatro horas para ficar concluído – seriam necessárias mais de 900 bolas –, e para gerar os emparelhamentos e evitar jogos entre clubes do mesmo país. Desta forma, e recorrendo a um computador, o sorteio terá a duração de cerca de 35 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *