Covid-19 põe em “cheque” Camarões vs Moçambique

Ministério da Saúde poderá sugerir adiamento do Jogo Camarões contra Moçambique a contar para 4ª jornada do Grupo F de qualificação ao CAN 2021, marcado para o dia 26 em Douala, Camarões, caso o risco de contaminação pelo Coronavírus se mostre alto naquele país.

A solução para o Coronavírus pode estar para Abril, altura em que estará disponível uma vacina, segundo anunciaram as autoridades de saúde da China. Há também cerca de 20 vacinas sendo desenvolvidas pelo Mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Enquanto as soluções não chegam, eventos desportivos um pouco por todo mundo vão sofrendo alterações de local, vão se realizando sem público ou mesmo vão sendo adiados, uma vez que o desporto junta muitas pessoas no mesmo local, situação que facilita propagação da doença.

Por isso é que o jogo Camarões versus Moçambique, agendado para o dia 26 de Março no “Stade Reonification” em Duala, Camarões, poderá não se realizar na data prevista, devido à dúvida que existe sobre a propagação do Coronavírus.

A informação foi avançada em Maputo pelo Ministro da Saúde, Armindo Daniel Tiago, durante uma visita a Escola Secundaria Francisco Manyanga, em resposta a questão de um dos alunos presentes na palestra havida na mesma ocasião.

“Camarões é um dos países com este caso do Coronavírus e nós temos um jogo a aproximar-se da selecção moçambicana de futebol, isto em Camarões” começou por explicar um estudante da Escola Secundaria francisco Manyanga, para depois questionar “gostaria de saber se o Ministério da Saúde já levou este caso em consideração?”

Respondendo ao aluno, O MISAU garantiu que levou sim em consideração, e está a acompanhar a evolução do Covid-19 para decidir se os “Mambas” vão ou não a Duala, Camarões, para disputar o quarto jogo de qualificação ao CAN 2021.

“Muitos países estão a adiar jogos mas nós vamos fazer uma análise em função, primeiro, de quantos casos tem os Camarões, segundo, em que regiões estão os casos, e qual é a intensidade de transmissão” explicou Tiago.

A intensidade em África está ligada ao facto de muitos países terem casos importados do Covid-19, e não de transmissões internas.

“Significa que tem que se provar que o país não tem transmissão local” disse o Ministro da Saúde, alertando depois que “se eles tiverem, nós vamos propor o cancelamento do jogo e, se não tiverem transmissão local e houverem provas suficientes que o risco é baixo, aí provavelmente o jogo acontecerá”.

O jogo é a contar para o grupo F de qualificação ao CAN 2021, e os “Mambas” são os líderes com 4 pontos, os mesmos que os Leões indomáveis. Segue-se o Cabo Verde e o lanterna do grupo é o Ruanda.

ALGUMAS PROVAS ADIADAS EM ÁFRICA DEVIDO AO COVID-19

A Confederação Africana de Andebol (CAHB) decidiu adiar para uma data ulterior a sua 27ª Super Taça e o seu 36º Campeonato Africano dos Clubes Vencedores de Taças, inicialmente previstos para Abril, em Argel, devido à propagação do coronavírus no Mundo.

A CAHB revelou que vai comunicar brevemente uma nova data para a organização das duas competições. “A epidemia do coronavírus (COVID-19) atinge  actualmente o Mundo. Para prevenir a propagação desta epidemia e reduzir os riscos da sua contaminação à grande escala, a CAHB decidiu adiar a 27ª Supertaça e o 36º Campeonato Africano dos Clubes Vencedores de Taças para uma data ulterior”, escreveu a CAHB numa carta endereçada à Federação Argelina de Andebol.

As duas competições poderão ser organizadas em finais do mês de Abril, depois do Ramadão.

Mas há mais. A Panapress escreve também que o torneio de lutas associadas “África-Oceânia” qualificativo para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio, previsto para 13 a 15 de Março em El Jadida (Marrocos), foi adiado devido à epidemia do novo coronavírus (Covid-19), através de um comunicado da União Mundial de Luta (UWW).

“A UWW acaba de receber informações oficiais segundo as quais as autoridades marroquinas decidiram tomar medidas contra a propagação do Covid-19 e não autorizar a organização de eventos desportivos internacionais antes de finais de março”, revela a nota assinada pelo seu secretário-geral, Michel Dussan.

A UWW e o organizador local estão convencidos de que este torneio poderá ter lugar em abril ou maio próximos,

A Basketeball Africa League (BAL) também foi adiada, em princípio, para o próximo mês, Abril, de acordo com o Presidente da FIBA Africa, Aníbal Manave, em entrevista ao “O Pais”.

O “O Pais” sabe, igualmente, que a delegação de Natação de Moçambique, que pretende viajar para a vizinha África do Sul e disputar um bilhete aos jogos Olímpicos, reuniu-se ontem e vai definir se vai ou não a terra do rand participar na prova.

O Pais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *