Manuel Bissopo diz que não ter dinheiro para deslocar-se a Maputo

O deputado da Renamo, Manuel Bissopo, notificado pela Procuradoria Geral da República (PGR) para comparecer a uma audiência hoje em Maputo, diz que não tem dinheiro para se deslocar à capital. Ontem, Bissopo compareceu nas instalações da PGR na Beira, onde comunicou sua disponibilidade para ser ouvido na sequência da notificação que recebeu. Entrevistado pela TVM na Beira, ele foi peremptório: “não tenho meios para ir a Maputo”. Agora, ele espera que a PGR providencie os tais meios.

Bissopo foi notificado juntamente com outras figuras de proa da Renamo, para prestar esclarecimentos na Procuradoria-Geral da República (PGR). Trata-se de Ivone Soares (chefe da bancada parlamentar da Renamo), José Manteigas (deputado e membro da Comissão Permanente e porta-voz do partido), Manuel Bissopo (deputado e membro da Comissão Permanente) e António Muchanga (deputado).

Em causa, soube “Carta”, estão os ataques que têm estado a ocorrer nas províncias de Sofala e Manica, região centro do país, cuja autoria moral e material, de acordo com a Polícia da República de Moçambique, é imputada à auto-proclamada Junta Militar da Renamo, liderada por Mariano Nyongo.

A notificação, da lavra de Beatriz de Buchili, Procuradora-Geral, é datada da última sexta-feira, 03. O expediente, endereçado à Presidente da Assembleia da República, deu entrada na Secretaria do parlamento na própria sexta-feira. A notificação deriva do facto de estarem a correr “termos autos de instrução preparatória registado sob o número 1621/2019”.

O processo nasce na sequência das declarações proferidas por um grupo que confessou pertencer à auto-proclamada Junta Militar da Renamo, o qual depois de ter sido capturado pela PRM, na Zambézia, acusou os deputados da Renamo de serem os financiadores dos ataques armados na região centro e, consequentemente, a própria Junta Militar.

(Carta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *