Ferroviário de Maputo sagra-se Bi-campeão africano de basquetebol

O Ferroviário de Maputo acaba de sagrar-se bi-campeão africano de basquetebol sénior feminino ao derrotar está noite ao Inter de Luanda por 91-90, após prolongamento. As “locomotivas” igualam assim ao Desportivo Maputo como clubes moçambicanos que já conquistarem por duas vezes o título de campeão africano da modalidade. A ajuntar o troféu colectivo há a destacar o título de MVP- Jogadora Mais Valiosa do Campeonato conquistado pela capitã Ingvild Mucauro.

O primeiro título do Ferroviario de Maputo foi ganho o ano passado justamente diante do Inter de Luanda, numa prova que teve lugar em Maputo, no pavilhão do Maxaquene.

Numa final bastante disputada, o Ferroviário saiu para o intervalo a perder por 35-32, tendo no terceiro quarto visto a diferença crescer para 11 pontos, 53-64 era o resultado.

Graças a um execelente trabalho defensivo as pupilas de Carlos Aik deram uma grande reviravolta no resultado chegando ao empate a 82 pontos, ao cabo de 40 minutos de jogo.

No prolongamento, mesmo sem Ingvild Macauro, as “locomotivas” foram letais no ataque, mas encontraram pronta resposta das “polícias”. No final, Aik foi mais astuto que Apolinário Paquete e o Ferroviário de Maputo venceu por 91-90, conquistando o seu segundo título africano.

Sarah Ongoke e Odélia Mafanela, cada uma com com 22 pontos foram as estrelas mais cintilantes do lado moçambicano, destrancando-se ainda a prestação de Deolinda Gimo com 17 pontos.

Carlos Aik volta a conquistar um título africano depois de ter o feito em 1991 sob batuta do Maxaquene. Este é o sétimo título africano conquistado por uma equipa Moçambicana. Maxaquene (1), Acadêmica (1), Desportivo Maputo (2), Liga Desportiva (1) e Ferroviário de Maputo (2) são as equipas moçambicanas que já venceram está prova.

(LANCEMZ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *