‘Samurais’ derrotam selecção de Senegal por 56 a 49

A seleção nacional sénior feminina de basquetebol assegurou na noite deste domingo, 17 de Novembro, a presença no Torneio de Qualificação aos Jogos Olímpicos. Moçambique derrotou Senegal e faz-se acompanhar por Nigéria.

No confronto das meias-finais da competição de apuramento ao Pré-Olímpico, disputado no Pavilhão de Maxaquene, em Maputo, as Samurais redimiram-se da derrota diante da Nigéria e, conforme prometeram depois do deslize, superaram-se.

Mesmo a tempo de, pela enésima vez, encherem os moçambicanos de orgulho.

À semelhança do sucedido no encontro diante da Nigéria, Moçambique voltou a entrar algo ansioso contra o Senegal, a ponto de sair no primeiro período a perder por 10 a 9.

Corrigido o que fosse, as Samurais tiraram a força da cartola e praticamente dizimaram as adversárias no segundo período, a ponto de saírem ao intervalo a vencer por 18 a 268 a 17 no parcial.

Sofrimento, concentração e superação

No reatamento da partida, a equipa senegalesa deu sinais de querer o discutir o jogo “ela por ela”. Recuperou e dominou a terceira etapa por completo, mas tudo o que conseguiu foi reduzir diferença para dois pontos o marcador geral. 32 a 34, com o parcial a indicar 14 a 8, desfavorável para as moçambicanas.

Ao sofrimento do penúltimo período, a turma orientada por Leonel Manhique reagiu e, graças aos altos níveis de concentração na derradeira fase do jogo, superou-se. De cesto em cesto, Moçambique venceu o quarto e último período por 17 a 22, por forma a encerrar as contas do jogo com o suculento resultado de 49 a 56.

Desta forma estava assegurada a presença no Torneio de Qualificação aos Jogos Olímpicos, a decorrer em Fevereiro de 2020 na China.

Moçambique far-se-á acompanhar pela Nigéria, selecção que na outra meia-final derrotou o Mali pelo expressivo resultado de 74 a 59.

Olho Clínico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *