Após Xenofobia: Madagascar e Zambia se recusam a jogar amistoso contra a África do Sul

Seguindo o exemplo da seleção de Zambia, Madagascar cancelou o amistoso de sábado (7) contra a África do Sul por questões de segurança em meio à tensão xenofóbica no país.

Nas últimas semanas, comércios de donos estrangeiros foram atacados por grupos violentos em Johanesburgo, Pretoria e em outras cidades sul-africanas.

A Federação de Futebol de Madagascar declarou via Facebook que “após entrar em acordo com instituições nacionais sobre a segurança da delegação da seleção de Madagascar, se achou necessária e sensata a recusa do convite”.

A Associação de Futebol da África do Sul (SAFA) também se manifestou sobre o cancelamento da partida, mas não comentou o motivo.

“A SAFA sente informar ao público que a partida entre os Bafana Bafana e Madagascar, agendada para o próximo sábado, foi cancelada após os visitantes decidirem se retirar do encontro”.

Em contato com a CNN, o porta-voz da SAFA Dominic Chimhavi comentou que todas as partes envolvidas foram surpreendidas pela notícia

“Aparentemente, a seleção de Madagascar estava a caminho do aeroporto quando recebeu uma ligação do governo falando que eles não estavam permitidos de embarcar no avião”.

Desta forma, o próximo compromisso da seleção Bafana Bafana é pelas eliminatórias da Copa Africana das Nações, contra Gana, só em novembro. Madagascar entra em campo pelo Campeonato das Nações Africanas, no dia 20 de setembro, contra Namíbia.

Fonte: ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *