De vergonha em vergonha. De desaire em desaire. Ontem, os Mambas foram afastados precocemente do torneio regional da Cosafa, ao empatarem a zero com Seychelles.

Mambas afastados precocemente do torneio regional da Cosafa

De vergonha em vergonha. De desaire em desaire. Ontem, os Mambas foram afastados precocemente do torneio regional da Cosafa, ao empatarem a zero com Seychelles. A passeata a Durban chegou ao fim. E, diga-se, os Mambas são o exemplo a não seguir, porquanto sequer conseguem vencer equipas de segunda linha e dignificar a multicolor bandeira nacional

Devolvam-nos os Mambas. Devolvam-nos os Mambas. Devolvam-nos os Mambas, imediatamente. Bateram fundo. Não ganham a ninguém. Até o adversário mais fraquito do grupo “B” da Cosafa, Seychelles, não conseguem vencer. Mais fraco, sim, até porque reza a história que os Mambas levam vantagem no confronto com ilhéus. Em dois jogos na Cosafa, frente às Seychelles, os Mambas alcançaram duas vitórias, marcaram quatro golos e sofreram apenas um, enquanto para a qualificação ao CHAN os dois países já se encontraram por duas ocasiões (quatro jogos).

Na corrida para o CHAN-2014, os “Mambas” ganharam, em 2012, por 2-1 em Victória e golearam em Maputo por 4-0. Já para o CHAN-2016, Moçambique ganhou, em 2015, por 5-1 na Beira e 4-0 fora, havendo ainda a registar uma vitória por 2-1, num amigável. Nem isso Abel Xavier e seus pupilos souberam manter. Pararam o Moçambola sob o pretexto de interesses da Nação, mas somente nos envergonharam com uma equipa principal que obteve resultados medíocres com adversários de segunda linha.

À entrada para esta jornada, os Mambas, que não picam ninguém, ocupavam a última posição do grupo, sem qualquer ponto, o mesmo que sucedia com o seu adversário de ontem que perdera com o Malawi, por 3-0. As duas equipas partiam para este embate sem nenhum ponto.

A situação de Moçambique, no que a sua continuidade ou não no torneio dizia respeito, não era animadora. À semelhança do que aconteceu na campanha de qualificação ao  CAN-2019, apesar de Moçambique não ter ganho o último jogo contra a Guiné-Bissau, o certo é que falhou a qualificação devido ao confronto directo com a Namíbia.

O mesmo cenário aplicou-se na Cosafa, ainda que Moçambique ganhasse o jogo de ontem. Isto é: se  vencesse  as Seychelles, que até então era tido como o adversário mais  fácil do grupo e o Malawi, certo é que os Mambas continuariam  em desvantagem no confronto directo com os namibianos.

As  possibilidades de Moçambique continuar na prova eram nulas, considerando que estreou com uma derrota por 2-1, diante da Namíbia. Os treinados de Abel Xavier voltam a jogar, nesta quinta-feira, às 17:30, no King Zwelithini, no cumprimento do calendário.

Importa referir que as seleções eliminadas dos quartos-de-final terão ainda oportunidade de disputar mais jogos para o alinhamento da classificação final.

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *