EDM aumenta preço da energia eléctrica

A empresa pública Electricidade de Moçambique anunciou, esta semana, o aumento das tarifas da energia eléctrica consumida pelos clientes de média e alta tensão, a partir 1 de Dezembro.

Segundo a nova tabela tarifária divulgada ontem pelos órgãos de comunicação social, para os consumidores de média tensão, o custo de 5,28 meticais\kwh passa para 549,42mt\kw, enquanto os clientes de média tensão passarão a pagar 346,31mt\kw em vez dos anteriores 3,01mt\kwh.

No mesmo comunicado, a empresa justifica o aumento das tarifas com a necessidade de suportar os custos de aquisição de energia e de operação e manutenção da rede eléctrica, a capacidade de a empresa continuar com os investimentos de expansão da rede eléctrica e, finalmente, assegurar um equilíbrio financeiro que permita a continuidade do fornecimento de energia com qualidade e segurança.

Segundo as estatísticas da EDM, em Moçambique cerca de 75% da população pobre não tem acesso a energia eléctrica, e um estudo do Banco Mundial denuncia os altos custos de energia praticados em Moçambique em relação ao resto dos Estados da SADC.

Magazine Independente

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *