Grupo apelidado de “Al-Shabaab” queimou 160 casas no distrito de Afunji
Fontes da VOA confirmaram que o ataque ocorre quatro dias após um outro ter morto sete pessoas e destruído 160 casas em Macomia, a quase 250 quilómetros de Palma.
“Os ‘al-shabaab’ mataram cinco pessoas na aldeia”, precisou neste domingo à VOA um enfermeiro local que se identificou por Adrissa, afiançando que “ainda não se conhece o número de feridos pelo incêndio das casas”.
As autoridades ainda não se pronunciaram sobre o novo ataque, que coloca em causa os esforços das Forças de Defesa e Segurança (FDS) na protecção da população, depois de um reforço do efectivo este mês com a visita do ministro do interior.
Este é o quinto ataque a aldeias do norte de Cabo Delgado só neste mês de Junho, perfazendo um total de 25 mortos e mais de 400 casas incendiadas.
O Governo de Cabo Delgado decretou recolher obrigatório a partir das 21 horas, quando os militares armados ocupam posições estratégicas da vila-sede.
Recorde-se que desde Outubro a província tem sofrido ataques por homens que os moradores apelidam de “al-shabaab”, mas que, aparentemente, não têm qualquer ligação com o grupo radical islâmico que actua na Somália.
Desde então mais de 50 pessoas mortos e centenas de casas foram destruídas.