Na semana passada, a imprensa sul-africana noticiou a detenção do empresário moçambicano Mohamed Bakhir Ayob pela polícia local, acusado de 27 crimes, dentre os quais uso de passaportes falsos e tráfico de drogas.

Mohamed Bakhir preso por tráfico de drogas e uso de passaportes falsos

Na semana passada, a imprensa sul-africana noticiou a detenção do empresário moçambicano Mohamed Bakhir Ayob pela polícia local, acusado de 27 crimes, dentre os quais uso de passaportes falsos e tráfico de drogas.

Em 2012, Bakhir Ayoob, moçambicano de 33 anos, foi preso, em Maputo, acusado de ser mandante de vários sequestros, mas foi depois liberto mediante o termo de identidade e residência. Esta terça-feira, o Comando-Geral da Polícia reagiu ao assunto, mas ainda não dá confirmação.

“Diligências estão a ser feitas pelas entidades ligadas a investigação criminal no caso o Serviço Nacional de Investigação Criminal para perceber os contornos reais deste facto que pode ter acontecido em território sul-africano”, disse Inácio Dina, quem esclarece, entretanto, que caso a detenção seja confirmada, Bakhir Ayoob pode ser extraditado à luz dos acordos existentes entre a justiça moçambicana e sul-africana.

Mohamed Bakhir foi preso no passado dia 23 de Novembro, em Joanesburgo, África do Sul, e, na sua posse, foram encontrados três passaportes seus com nomes diferentes, uma elevada quantidade em drogas que se suspeita que seja para o comércio, além de um número não especificado de joias.

Em 2012, Bakhir Ayoob, moçambicano de 33 anos de idade, foi preso em Maputo pela polícia do Departamento de Investigação e Informação (DEI) por crimes de sequestros. A sua detenção só durou nove dias. Quando foi presente ao Tribunal Judicial da Província de Maputo, na Matola, foi posto em liberdade mediante o Termo de Identidade e Residência. Nessa altura, pesavam contra si os crimes de sequestros dos proprietários dos Armazéns Machava, Armazéns Favorita, e da Delta Trading.

Mohamed Bakhir Ayood deverá se apresentar  em Fevereiro do próximo ano perante um tribunal na África de Sul. Caso seja condenado pelos crimes, pode estar preso entre 12 a 18 anos de prisão.

Em contacto com o jornal “O País”, Zeinab Bachir, a ex-esposa de Mohomed Bakhir Ayoob, disse que está separada do visado e que não tem conhecimento do seu paradeiro, muito menos das suas actividades. Terminou esclarecendo que o mesmo acontece com a sua família, que há muito se afastou de Bakhir.

 

O País

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *