A música de altíssima qualidade, nos últimos tempos tem sido o tema de discussão dos amantes da música africana, quase em todos os países da Comunidade Da Língua Portuguesa “CPLP”, e de lá pra cá, os fazedores da música africana tem mostrado ao mundo inteiro que no continente africano se faz música de perfeita qualidade, como também nos países africanos que a sua língua oficial é português.
Um outro tema que sempre criou muitas Polémicas, tem a ver com a comparação entre os países que fazem boa música. E nesta corrida, Cabo Verde e Angola esses dois países irmãos, têm sidos colocados na primeiríssima posição como os melhores de todos os tempos que fazem boa música e superior ao do país de Samora Machel, sendo assim os moçambicanos também têm mostrado grandes avanços no que diz respeito à inovação e criatividade nos conteúdos musicais, motivo pelo qual já fazem shows lotados no exterior, tornando a concorrência mais agressiva.
No que toca o aspecto de produção de música, Moçambique têm grandes e melhores produtores de música e vídeo clipe, como é o caso de DJ Marcell conhecido por filmar vídeos de algumas celebridades africanas, como também “Elton Miranda, Papy Miranda, Manollo Beatz, Mito e Fly Beatz”, esses produtores são responsáveis pelo sucesso de alguns artistas angolanos e cabo-verdianos tais como:
“Pérola, C4 Pedro, Nsoki, Yola Semedo, Dymano, Mika Mendes, Ana Joyce, Celma Ribas, Eddy Tussa, Teen Over, Jay Wihme, 2much, Kataleya , Nelson Freitas entre outros”.
O apresentador do programa ISTO É SHOW, Jorge Ribeiro também falou ontem no seu programa que a maioria dos artistas angolanos e cabo-verdianos são produzidos por produtores de música e vídeos de Moçambique. Quando se trata de produzir música angolana, o famoso produtor moçambicano Manollo Beatz lidera a lista dos artistas angolanos, e nos vídeos o conceituado produtor de vídeos Dj Marcell é considerado pai grande.
Moznews