manifestante

Polícia sul-africana dispersa manifestantes anti-imigrantes com bombas de gás lacrimogéneo e balas de borracha

A polícia sul-africana disparou esta sexta-feira bombas de gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar centenas de manifestantes anti-imigrantes que se aproximavam do ministério do Interior em Pretória, constatou a AFP.

Esta manifestação ocorreu após uma onda de violentos incidentes durante os quais foram saqueados e incendiados edifícios ocupados por estrangeiros suspeitos de tráfico de drogas em Johannesburgo e Pretória.

Os manifestantes, convocados por um grupo de habitantes de um “township” de Pretória, acusam os estrangeiros de roubar o trabalho dos sul-africanos e de encorajar a criminalidade, num contexto de pobreza e elevado desemprego.

Cerca de 500 manifestantes reuniram-se na manhã desta sexta-feira para se dirigir ao ministério do Interior. Ali havia se mobilizado a polícia anti-distúrbios, que os dispersou com bombas de gás lacrimogéneo e de efeito moral, além de balas de borracha, segundo um jornalista da AFP.

Os actos de violência anti-imigrantes são comuns na África do Sul. Em 2015, sete pessoas morreram em saques de lojas de estrangeiros, em Johannesburgo e Durban. Em 2008, outros distúrbios xenófobos deixaram 62 mortos.

AFP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *