Donald Trump está muito chateado com juiz que bloqueou temporariamente decreto anti-imigração: “É ridícula e será derrubado”

O presidente Trump reagiu no sábado à ordem de um juiz federal que bloqueia temporariamente a ordem executiva sobre imigração ao atacar o juiz.

A opinião deste suposto juiz, que essencialmente leva a aplicação da lei longe de nosso país, é ridícula e será derrubado!“, disse o presidente Donald Trump.

Seu posto estava entre uma enxurrada de tweets que repeliam a decisão de sexta-feira pelo juiz distrital norte-americano James L. Robart em Seattle, Washington.
Quando um país não é mais capaz de dizer quem pode, e quem não pode, entrar e sair, especialmente por razões de segurança e segurança – grande problema! … Interessante que certos países do Oriente Médio concordam com a proibição. Se certas pessoas são permitidas em sua morte e destruição! “, Trump postou.

Robart emitiu uma ordem de restrição nacional que parou as partes chaves da acção executiva do presidente que barre temporariamente alguns imigrantes e refugiados de sete países predominante muçulmanos.
Robart foi nomeado para o banco federal pelo presidente George W. Bush e confirmado pelo Senado em um 99-0 em junho de 2004, e foi elogiado durante sua audiência pelo senador republicano Orin Hatch de Utah por representar refugiados.

O líder da minoria do Senado, Charles Schumer, de Nova York, também usou o Twitter para criticar o presidente por criticar um juiz.
O ataque de POTUS ao juiz Robart mostra um desprezo por um poder judiciário que não cede aos seus desejos e falta de respeito à Constituição“, escreveu Schumer, acrescentando que as observações de Trump “elevam a barreira mais alta” para consideração da nomeação do presidente Do juiz Neil Gorsuch ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos.
As acções de Pres Trump elevam o nível mais alto para seu nome SCOTUS, a habilidade de Gorsuch para ser um cheque industrial será a frente e o centro neste processo“, escreveu Schumer.

Trump postou novamente no Twitter após uma excursão de golfe em seu resort Mar-a-Lago, na Flórida. Voltando ao assunto da ordem do juiz, o presidente disse que poderia significar “qualquer pessoa, mesmo com más intenções, pode entrar nos EUA
O tweet do presidente não observou o já extenso sistema de vetting implementado para cidadãos estrangeiros que entram nos EUA ou que os vistos não são estendidos a todos que os solicitem.
E apesar dos oficiais do governo Trump dizer aos repórteres no início da semana que a ordem executiva não é “uma proibição de viagens”, o próprio presidente usou esse termo.

O presidente então expandiu seu ataque, dizendo que a acção do juiz Robart poderia significar “muitas pessoas muito más e perigosas podem estar entrando em nosso país“.

A Casa Branca, apesar dos pedidos repetidos, não foi capaz de citar exemplos de ataques terroristas nos EUA realizados por indivíduos dos sete países listados na proibição.

A crítica de Trump ao juiz Robart não é a primeira vez que ele ataca um membro do Judiciário federal.
Como candidato, Trump repetidamente criticou o juiz Gonzalo Curiel, que presidiu um dos casos contra a Trump University e que no verão passado ordenou a liberação de documentos relacionados a esse caso.
Trump disse ao The Wall Street Journal em relação a essa ordem que Curiel tem “um conflito absoluto” de interesse sobre o caso, porque “da herança mexicana“.
Curiel, que nasceu em Indiana, foi nomeado para o Superior Tribunal de San Diego por um governador republicano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e depois nomeado para o tribunal federal pelo presidente Barack Obama.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *