nossa-justiça-é-de-faz-de-contas-portalmoznews

Nini Satar indignado com o Governo moçambicano – Veja porquê

De Momade Assife Abdul Satar (Nini) passamos a citar:

“Roubalheira ou falta de foco?

A notícia que a seguir irão ler, deixa qualquer cidadão atento estupefacto. O Governo decidiu adjudicar uma obra de construção de raiz de um edifício integrado do Governo do distrito de Nangade, à empresa Super Obra, Lda. O dinheiro envolvido? 325.981.442, 62 MT, ou seja, qualquer coisa como quatro milhões de dólares norte-americanos. Há quinze meses atrás, estaríamos a falar de cerca de 10 milhões de dólares.

O distrito de Nangade, Cabo Delgado, dista a 356 km da cidade de Pemba. São quase seis horas de viagem. Desde a independência nacional nunca, praticamente, aconteceu nada em Nangade. E esta agora? Aliás, o problema não está em construir seja o que for em Nangade ou qualquer outro distrito: está no timing.

Quem não sabe que o País esta em leito hospitalar com doença grave que se chama crise económica? Moçambique não tem dinheiro. Alguns hospitais não têm dinheiro para pôr combustível nas ambulâncias, até pedem dinheiro aos familiares dos doentes para comprar credelec, os doentes não têm refeições. Estamos a falar do básico. Do indispensável para a vida de qualquer ser humano. E ainda gastamos dinheiro com edifícios do Governo de Nangade. Será que isso não podia esperar?

Quanto combustível comprava-se para as ambulâncias? Quanto daria para o credelec? Aqui há falta de foco. Se não é falta de foco é a habitual roubalheira. Como é que este Governo não é capaz de definir o prioritário? O que nos falta é edifício do Governo ou comida? Meus senhores, será que custa perceber que MOÇAMBIQUE ESTÁ FALIDO?

Este é um país onde falta de tudo: água potável para todos, transporte condigno, educação para todos, saúde para todos, comida para todos, emprego para todos, falta tudo. E temos os mesmos senhores a nos governar desde 1975, portanto, há 41 anos.

As desculpas são muitas, mas não enchem o estômago do povo. Ou seja, enquanto enganam o povo, vão saqueando as riquezas deste belo país. Alguém acredita mesmo que é tão imprescindível gastar dinheiro, a esta altura, construindo um edifício em Nangade? O que o povo ganha com isso? De certeza há quem já está a esfregar as mãos por esta bolada!

E isto tudo desmente o que o ministro de Economia e Finanças disse há um mês. Adriano Maleiane disse que se se não tomarem medidas de austeridade, na função pública, não haverá salários para o mês das festas. Agora pergunto: gastar 4 milhões de dólares a construir um edifício em Nangade é alguma austeridade?

Não era mais relevante pouparmos esse dinheiro do edifício de Nangade para outras prioridades? Pode até ser para salários. Esses governantes sofrem de miopia ou propositam certas medidas? Não me vou cansar de perguntar: quem ganha com a construção do edifício de Nangade?”

anun

( Nini Satar) 

3 comentários

  1. Interessante. Muito melhor que comprar jornal ou ver televisão com notícias e verdades sensuradas

  2. Interessante. Muito melhor que comprar jornal ou ver televisão com notícias e verdades sensuradas. Gostei do portal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *