MOÇAMBOLA-2016 – Desportivo Fora do Mocambola 2017 e regressa aos “quarteirões”

O DEPSORTIVO de Maputo confirmou ontem, após derrota por 1-0 frente ao seu homónimo de Nacala, no campo da Bela Vista, a sua descida de divisão, quatro anos depois de ter experimentado o sabor amargo de jogar nos “quarteirões”.

O desaire da tarde de ontem mantém os “alvi-negros” na 15.ª posição (penúltima), com menos 12 pontos que o 1.º de Maio de Quelimane, a pior equipa entre as que estão acima da linha de água, quando faltam apenas quatro jornadas para o fim do Moçambola. Aliás, o máximo que o Desportivo de Maputo pode fazer até à 30.ª jornada são 27 pontos, o que é insuficiente para se salvar, pois mesmo que o 1.º de Maio perca todos os jogos que restam, tem confrontos directos (primeiro critério de desempate) favoráveis em relação às “águias”. Das três equipas que estão abaixo da linha de “água”, a única que ainda tem hipóteses matemáticas de permanecer é o Estrela Vermelha, que ontem derrotou o líder União Desportiva do Songo por 1-0, naquele que foi a grande surpresa da ronda. 

Com o triunfo, os “alaranjados” deram um passo assinalável para a já difícil manutenção, ao mesmo tempo que colocam os “hidroeléctircos” sob pressão na luta pelo título. A equipa do Songo viu, por exemplo, o fosso encurtado em relação ao Chibuto, que bateu a ENH por 1-0, de oito para cinco pontos (52-47). O Chingale recebeu e venceu ao 1.º de Maio por 1-0 e praticamente garantiu a manutenção, somando agora 31 pontos, no 11.º lugar. Já fora das contas do título, o Ferroviário de Maputo bateu o já despromovido Desportivo do Niassa por 1-0. A Liga Desportiva de Maputo foi a Nampula derrotar o Ferroviário local por 2-1 e o Costa do Sol perdeu na recepção ao Ferroviário de Nacala por 0-1, resultado que confirma a permanência dos “locomotivas”. A próxima ronda, a 27.ª, tem lugar no domingo, com destaque para os sensacionais Maxaquene-UD Songo; Fer. Beira-Costa do Sol e Fer. Nacala-Chibuto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *