Veja o que acontece quando você dorme sem cobrir os pés.

Apesar de nos encontrarmos em pleno inverno e algumas regiões de Moçambique estarem experimentando noites de temperaturas consideravelmente baixas, saiba que dormir com os pés para fora da coberta é um ótimo negócio para sua saúde. Isso porque a ciência sugere que a temperatura corporal e a qualidade do sono estão relativamente relacionadas.

De acordo com a pesquisadora Natalie Dautovitch, professora de psicologia na

Universidade do Alabama, EUA, e porta-voz da National Sleep Foundation, apesar de soar contraproducente para algumas pessoas, dormir com os pés descobertos garante uma noite de sono melhor, já que eles ajudam a manter o corpo em uma temperatura mais baixa. Mais especificamente, você acaba dormindo mais rápido e mais profundamente.

Em entrevista à New York Magazine, Dautovitch afirmou que os pés são umas das melhores partes do corpo quando o assunto é se livrar do calor, e não a cabeça. Eles não possuem pelos, e contêm as chamadas anastomoses arteriovenosas, conhecidas estruturas que ligam as artérias às veias, antes que ambas se reúnam aos vasos capilares. Logo, quando está mais quente, essas estruturas se dilatam para permitir uma maior passagem se sangue para a pele, a fim de resfriá-la.

Segundo a especialista, a temperatura de nosso corpo já começa a cair antes mesmo de dormir (cerca de um a dois graus) e, em seguida, uma nova queda ocorre, mas quando já estamos dormindo. Logo, cobrir completamente o corpo vai aquecê-lo novamente.
Eu acho que é interessante tentar arrefecer nossos corpos”, disse Dautovich. “Colocar o dedo do pé para fora, ou todo o pé, poderia garantir um sono mais restaurador. Fazer isso enquanto tenta pegar no sono pode ser uma forma de conseguir dormir melhor”. De acordo com a Medical Daily, você ainda pode tomar um banho morno antes de deitar ou até mesmo beber algo quente antes de dormir, porque ambos poderão ajudar ainda mais o corpo a esfriar.
Para uma noite de sono ser considerada boa, a temperatura ambiente deve estar entre 23 e 12 graus Celsius. Você pode garantir isso por meio de ar condicionado, ou deixando o ar bater diretamente em seu corpo, mas os especialistas concordam que deixar os pés mais “frescos” ajuda certamente em obter um sono mais profundo e de melhor qualidade.

FONTE:[ Medical Daily ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *