Presidente Nyusi finalmente aceita a presença de mediadores internacionais no diálogo com Dhlakama

O Estadista Mocambicano Filipe Jacinto Nyusi, cumprindo com a sua promessa de que ” O Povo é o seu Patrão ” finalmente aceitou o pedido do líder do maior partido da oposição no país, Afonso Dhlakama.
Nyusi disse que aceita a presença de mediadores nacionais e internacionais, tal com o partido Renamo exigia, para que o diálogo possa acontecer o mais rápido possível e acabar com a tensão política e militar que alastram desde a divulgação dos resultados das últimas eleições.
“Estão a falar as duas equipas, a equipa do governo e da Renamo. Era o nosso objectivo que fizessem poucas reuniões e não 100 como fizeram noutra vez” disse Filipe Nyusi
Numa outra abordagem, o presidente da República afirmou publicamente que aceita a mediação Internacional.
A Renamo vem com as suas propostas que é a governação das seis províncias e também a situação das Forças de Defesa e Segurança e, a minha equipa aceitou os pontos sugeridos pela Renamo.
A minha equipa também colocou na agenda dois pontos. O primeiro ponto é parar imediatamente os ataques contra as populações e o segundo ponto é o desarmamento da Renamo, por que um partido político não fica Armado.
Então dissemos que já chegou o tempo e vamos sentar para falar e, foi ali que entalou o assunto, não continuou nada por que está sendo difícil para falarmos. Depois perguntei, o que é que falta mais? Então eles disseram que ‘precisamos de observadores ou mediadores, pessoas que devem ficar entre nós e, se não houver isso nós não vamos falar. Nós não podemos parar os ataques por que precisamos alguém no meio’.
O problema de pessoas para estar no meio, esse tais mediadores, eu digo que Dhlakama venha falar comigo, podemos aceitar que essas pessoas venham e estejam, quero ouvir agora qual será o argumento’”, sentenciou Filipe Nyusi.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *