O Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, que falava na quarta-feira (31) na vila de Macomia, reconheceu que as FDS cometem atrocidades nas duas acções, vincando que não é sua missão maltratar a população.
Por conta disso, Bernardino Rafael foi humilde e pediu desculpas, asseverando que ninguém tem ordem para fazer mal à população. Bernardino Rafael disse que os agentes às vezes manifestam ânimo quando estão em missão de serviço.
“Queremos dizer de viva voz aqui, que como dirigentes das Forças de Defesa e Segurança pedimos desculpas por todos erros que têm cometido os nossos agentes, os nossos colaboradores. Pedimos desculpas porque não é o comando que diz que alguém nosso deve maltratar ou fazer mal à população”.
O Comandante geral da PRM reconhece que o sucesso das operações do Teatro Operacional Norte passa pela colaboração entre as FDS e as populações locais.
Lembrar que na sede do distrito de Macomia, a população chegou a espancar até a morte quatro (4) membros das FDS após estes ou seus colegas em serviço de patrulha matarem um comerciante informal local em julho passado.
Entretanto, em Mocímboa da Praia, o Comandante Geral da PRM instou aos membros das FDS para estarem prontos com vista a garantir a segurança durante o processo eleitoral até à votação tal como fizeram para a legislatura que termina. (Mussa Yussuf)