A população da vila de Macomia, em Cabo Delgado, diz-se cansada da má actuação das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e pede retirada imediata e em seu lugar devem ser destacadas as tropas ruandesas.
A pretensão de retirada das FDS em Macomia foi intensificada entre terça e quarta-feira, quando os populares se manifestaram em repúdio à morte de um agente económico informal na noite de segunda-feira (8), “vale a pena saírem porque só estão a nos matar” soava em língua Emakhuwa das bocas de vários jovens que se fizeram à estrada na terça-feira.
Na quarta-feira, em reuniões entre representantes das Forças de Defesa e Segurança e membros das estruturas locais, os representantes das comunidades disseram que a população está desapontada pela forma como os militares da FADM e agentes da UIR agem perante os habitantes.
As lideranças comunitárias, lamentam ainda o facto de as Forças agirem sem o consentimento das estruturas, quando capturam suspeitos, apontando que os agentes se acham superiores devido à arma que ostentam.
Lembra-se que quatro agentes das FDS (militares e policiais da UIR) foram mortos na terça-feira, 9 de julho, na sequência da manifestação popular nas artérias da vila de Macomia, concretamente no bairro Nanga. (Mussa Yussuf)