Bernardino Rafael diz que Associação Moçambicana dos Polícias é ilegal

Bernardino Rafael Comandante Geral da Policia

O comandante-geral da PRM justifica que a Polícia não se organiza em associações e, por isso, considera a AMOPAIP ilegal.

Silêncio total! Buzinas e caravanas pararam, o país está em pausa e reflete sobre em quem vai confiar o voto no dia 9, cada vez mais próximo. A Polícia deverá garantir segurança e proteção neste dia importante. Este era o tema central da formatura da Unidade de Intervenção Rápida, que o Comandante-Geral da PRM dirigiu, na manhã desta segunda-feira, na capital do país. Mas, no discurso de Bernardino Rafael, fez entender que não reconhece a Associação Moçambicana dos Polícias, (AMOPAIP).

“Nós não estamos organizados em associações, aliás, as Forças de Defesa e Segurança são proibidas, constitucionalmente, de se organizar em associações. Aquela Associação não representa a Polícia. A Polícia não se organiza em associações”, afirmou.

O Comandante-geral da PRM acrescentou, na sequência, que considera também, fora da lei, que a AMOPAIP use símbolos da Polícia.

“Não é quando ser expulso, ou quando ser exonerado, ficar descontente e criar associações(…) Usar emblemas da Polícia é ilegal, porque a Polícia usa emblemas dentro da farda. Não é pegar coletes ou qualquer coisa e timbrar cores da Polícia”, concluiu Bernardino Rafael.

Na formatura geral desta segunda-feira, Bernardino Rafael deixou instruções sobre a protecção e garantia da ordem pública no dia de votação e fez saber que “haverá réplica das formaturas de desdobramentos dos efectivos para as mesas de votação”.

Author: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *