Nyusi propõe aliança estratégica com a China para impulsionar infraestruturas portuárias de Moçambique

nyusichina

O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou no domingo o potencial das infraestruturas portuárias do país como um ponto estratégico para fortalecer a cooperação com a China. Durante um encontro com o governo da Câmara Municipal de Xangai, Nyusi elogiou o modelo de desenvolvimento social e económico da China, referindo-se às políticas do Presidente Xi Jinping como uma inspiração para o progresso moçambicano.

Em seu discurso, Nyusi mencionou os principais portos de Moçambique, que não só servem o país, mas também os seus vizinhos. No sul, o Porto de Maputo facilita o comércio para o Zimbabwe, Essuatíni e África do Sul. No centro, o Porto da Beira é vital para o Malawi, Zâmbia e Zimbabué, enquanto no norte, o Porto de Nacala, com suas águas profundas, é crucial para Zâmbia e Malawi.

“Queremos saudar os avanços económicos não só de Xangai, mas também de toda a China, as políticas do Presidente Xi Jinping dão-nos força e liberdade para o desenvolvimento”, afirmou Nyusi, reforçando a importância da cooperação sino-moçambicana.

Esta visita, que teve início no sábado e se estendeu por seis dias, foi realizada a convite do Presidente chinês, Xi Jinping. Além do encontro com as autoridades de Xangai, Nyusi também participou na 9ª Cimeira de Cooperação China-África e no Fórum Empresarial China-Moçambique.

Em uma publicação no Facebook, Nyusi expressou optimismo em relação aos resultados da visita: “Compatriotas! O início da nossa visita à China abre boas perspectivas para um futuro promissor aos investimentos.” Mencionou a disposição de Xangai para cooperar em diversas áreas de interesse para Moçambique, incluindo inteligência artificial, educação, ciência, saúde e o sector portuário.

O encontro com Zheng Gong, presidente da Câmara Municipal de Xangai, e sua equipe, foi descrito como uma oportunidade para apresentar as potencialidades de Moçambique e discutir investimentos que possam gerar benefícios mútuos. (BN)

Author: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *