Questionada na ocsião se o Governo e o Conselho Municipal não estavam a sobrepor esforços, Ana Comoana respondeu que a Conferência do dia 24 está a ser organizada pelo Governo, mas conta com a participação do Conselho Municipal da Beira, cujo edil, Daviz Simago, desta vez esteve presente na sessão do Conselho de Ministros.

Governo central e Daviz Simango em mais um braço de ferro?

Duas conferências internacionais de investimento (e doadores) estão marcadas, para as próximas semanas, na Beira. Os eventos carregam o mesmo nome: Conferência Internacional de Investimentos (e Doadores). O primeiro a anunciar sua conferência foi o Conselho Municipal (CM) local. Trata-se de uma conferência internacional para arrecadar fundos para a recuperação da cidade.

O vereador do CM da Beira para área das Finanças, Francisco Majoi, disse ontem à “Carta” que a organização de uma conferência de investimentos (e doadores) é uma iniciativa da Edilidade e que a sua realização está prevista para o dia 24 de Abril. “Se não houver qualquer constrangimento, tudo indica que será no dia 24 de Abril”, frisou Majoi. Mas ontem, o Governo anunciou que também vai organizar uma Conferência Internacional de Investimentos (e Doadores) na Beira.

O anúncio foi feito pela porta-voz do Conselho de Ministros (CM), Ana Comoana, à saída de uma sessão alargada aos governadores e presidentes dos Conselhos Autárquicos afectados pelo IDAI. Comoana afirmou que, no âmbito de um Programa de Reconstrução Pós-Calamidades (PREPOC), uma conferência está a ser preparada, “contando-se com a participação dos principais bancos multilaterais, agências das Nações Unidas, parceiros de cooperação em geral, sociedade civil e sector privado”.

Ela acrescentou que o Governo vai criar um gabinete que funcionará na Beira, “com uma estrutura reduzida mas flexível e autónoma”, com o objectivo de implementar, a partir de Abril até Dezembro de 2024, as acções previstas no referido PREPOC. Questionada na ocsião se o Governo e o Conselho Municipal não estavam a sobrepor esforços, Ana Comoana respondeu que a Conferência do dia 24 está a ser organizada pelo Governo, mas conta com a participação do Conselho Municipal da Beira, cujo edil, Daviz Simago, desta vez esteve presente na sessão do Conselho de Ministros. (Evaristo Chilingue)

CARTA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *