Dias depois de celebrar seu 93º aniversário na cidade de Bulawayo, o presidente zimbabweano, Robert Mugabe, saiu do país para procurar atendimento médico em Singapura.
Seu porta-voz confirmou na quarta-feira que o presidente Mugabe viajou a Singapura para um exame médico.
“Sua Excelência o Presidente partiu para Cingapura para uma revisão médica agendada. Esperamos que ele volte ao país na próxima semana “, disse o porta-voz George Charamba. Ele não deu detalhes.
O presidente geralmente viaja para o sudeste da Ásia país para procurar atendimento médico do que seus assessores têm repetidamente disse é catarata olho.
Enquanto Mugabe voava, as enfermeiras dos hospitais públicos juntaram-se a médicos júnior em uma greve de duas semanas, destinada a pressionar o governo a pagar bónus de 2016 em Dezembro.
Os principais hospitais voltaram casos que não são emergências devido à tensão provocada pela greve. O pessoal médico no exército foi destacado na semana passada para ajudar a aliviar o fardo em alguns hospitais.
Os críticos do veterano líder dizem que suas viagens médicas no exterior testemunham o colapso do sistema de saúde pública do Zimbábue desde que a economia começou a desmoronar em 2000.
Um Mugabe visivelmente fraco agora luta para andar. Seus discursos públicos tornaram-se sinuosos e repetitivos, a última sendo uma entrevista que ele concedeu um dia para seu brithday. No bate-papo de mais de uma hora, ele falou sobre questões relativas aos assuntos externos, à economia e à quente questão da sucessão em sua ausência.
A questão da sucessão de Mugabe, o único líder que o Zimbabwe conheceu desde a independência em 1980, dividiu o partido ZANU-PF no poder em dois campos, com um vice-presidente Emmerson Mnangagwa e a outra esposa de Mugabe, Grace.
Durante a sua celebração de aniversário no passado sábado, Mugabe deixou claro que estava pronto para continuar a cargo depois de 36 anos a cargo da nação do sul da África.
A festa anual é estimada em um custo de até US $ 1 milhão (0,9 milhões de euros). Ele inclui uma festa multi-curso e bolos de aniversário vasta, colocando muitos zimbabweanos em um estado de agressão como o país que sofre grave escassez de alimentos.
africanews