ONU: Mais uma votação, Mais uma vitória para Guterres

O ex-primeiro-ministro português ficou à frente na terceira votação que ocorreu, esta segunda-feira, entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O cargo de secretário-geral da ONU está cada vez mais perto do ex-primeiro-ministro português, António Guterres. Esta segunda-feira decorreu mais uma votação e Guterres ficou à frente dos outros candidatos. Contudo, não deixou de ser o seu o pior resultado até agora – 11 votos de “encoraja”, três de “desencoraja” e um “sem opinião”.

Saliente-se ainda que ontem, durante a votação, em que cada um dos 15 membros do conselho “encorajou, desencorajou” ou “não teve opinião” sobre o candidato, o ministro dos Negócios Estrangeiros eslovaco – Miroslav Lajcak – subiu para o segundo lugar, recuperando assim da última posição em que se encontrava.
Entre os 10 candidatos ao cargo, metade são mulheres. Até que um resultado seja consensual, o Conselho de Segurança vai continuar a realizar votações informais sobre os candidatos. Após este processo, o conselho irá então recomendar um nome para que depois seja aprovado pela Assembleia- Geral da ONU, com representantes de 193 países.
Ban Ki-moon, actual secretário-geral da organização, termina o seu segundo mandato no final do ano.

 Fonte: (RM/NMinuto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *