POR QUE SENTIMOS AQUELE FRIOZINHO NA BARRIGA QUANDO VEMOS A PESSOA QUE GOSTAMOS?

Você provavelmente já passou por isso, na iminência de encontrar a pessoa que gosta, começa a sentir um incômodo frio na barriga.
Esse fenômeno está associado a um momento de estresse e ansiedade que o corpo enfrenta, o que desencadeia reações fisiológicas que o preparam antes mesmo de processar o que está acontecendo. Essas reações são vistas através da vermelhidão no rosto e “frio” na barriga.
Conforme informado pela bióloga Patrícia Gama, coordenadora do Laboratório de Biologia dos Epitélios Digestivos da USP (Universidade de São Paulo), para o UOL Notícias, o corpo todo entra em alerta e há uma liberação de adrenalina. Logo, também ocorre a diminuição da circulação sanguínea na área do abdômen, contração do estômago, bem como uma maior liberação de ácidos, causando a sensação de “borboletas no estômago”.
Essas reações são similares às vivenciadas durante ataques de pânico, que incluem aceleração do pulso e batimentos cardíacos, além de respiração curta e tontura. E embora essa descarga de adrenalina seja desconfortável para algumas pessoas, ela geralmente, não é perigosa para a saúde.
Nos casos em que ocorrem aumento excessivo de batimentos, e em consequência disso alteração da circulação sanguínea, se uma artéria estiver entupida algumas células podem acabar morrendo por falta de oxigenação, causando um infarto.
Assim, embora encontrar a pessoa amada seja um momento especial, isso também vem carregado de situações de puro estresse para o seu corpo.

FONTE: [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *