Promessa é dívida Senhor Presidente

PROMESSA

Quando faltam menos de dois meses para realização das sétimas eleições gerais, os moçambicanos devem ter esquecido a promessa do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. São várias promessas que o empregado do povo moçambicano fez para seu patrão, mas aqui pretendo lembrar uma delas.

Senhor presidente, será que ainda lembra que deve explicação a seus camaradas e povo em geral o significado da cor branca? Aquando da apresentação de cabeças de lista da FRELIMO para as eleições autárquicas realizadas no ano passado, algo interessante marcou o evento daquela formação política que se realizou na província nortenha de Nampula. Contrariamente do habitual, os moçambicanos viram camaradas vestidos de camisetas e bandeiras (do partido) brancas. Na altura muitos pensaram que a Frelimo poderia abandonar a sua cultura de fraude, violência policial e perseguição de jornalistas, activistas, opositores e académicos que não concordam com a gestão do processo eleitoral no nosso País.

O Presidente prometeu que poderia esclarecer o significado do uso ou da escolha da cor branca, mas até hoje ainda não fez. Amanhã, 24 de agosto inicia campanha eleitoral em todo território nacional e poderá ser muito violenta segundo o que dizem alguns camaradas.

Ainda segundo os camaradas, o Presidente ainda não explicou internamente o significado da cor branca. Todos pensavam que fosse promoção da paz, mas as eleições passadas provaram o contrário. Seria bom que o senhor presidente esclareça esse evento incomum antes do fim do seu mandato porque cada um de nós escreverá o significado de acordo com seu entendimento. Promessa é dívida senhor presidente. Embora todos saibam que não tem interesse em cumprir com as suas promessas como a de que “no meu coração cabe a todos. Boas ideias não têm cor partidária”, seria bom e um gesto patriótico cumprir com a sua promessa senhor presidente. Promessa é dívida! (Marcos Mendes)

Author: Redacção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *