O futebolista Geny Catamo e a pugilista Alcinda Panguana dos Santos foram eleitos os Atletas do Ano 2023 cujo anuncio foi feito na noite da quinta-feira, 18 de Julho, na Gala do Desporto Edição 2023 o que decorreu no Cultural Moçambique/China (Campus Universitário da UEM) e que contou com a presença de mais diversas personalidades do desporto moçambicano.
O atleta do Sporting de Portugal, Geny Catamo, tendo em conta a boa época que fez e contributo para a conquista de Campeão português pelos “leões” na epoca 2023-2024, bem como tendo sido um dos jogadores que mais se valorizou em 2023, contribuindo para a qualificacao de Moçambique para o CAN-2023.
Já contribui para que Alcinda Panguana dos Santos foi eleita a Atleta do Ano de 2023 o facto de ter conquistado a Medalha de ouro no Africano de Dakar que culminou com a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024, bem como o de Vice-Campeã do Golden Series decorrido em Marraquexe, no Marrocos.
Nesta evento, foi anunciado que a judoca Jacira Ferreira foi eleita por voto popular como a Atleta Popular de 2023, superando a concorrência do patinador em linha Donaldo Salvador e do pugilista Armando Sigauque que não conseguiram superar a judoca que recebeu maior número de votos ao longo dos últimos dias.
Por outro lado, o tenista Edilson Rosa foi eleito o Atleta Revelação de 2023, tendo em conta os resultados que alcançou o ano passado nomeadamente o de vencedor do circuito Mundial da ITF e Africano do ano passado.
LAUREADOS GALA DO DESPORTO
ATLETA DO ANO EM MASCULINOS: Geny Catamo
ATLETA DO ANO EM FEMININOS: Alcinda Panguana (Boxe)
ATLETA POPULAR 2023: Jacira Ferreira (Judo)
ATLETA REVELAÇÃO 2023 MASCULINO: Edilson Rosa (Ténis)
TREINADOR DO ANO: Lucas Sinóia (Boxe)
TREINADORA DO ANO: Ana Filipa Lobo (Natação)
ÁRBITRO DO ANO MASCULINO: Arsénio Marrengula
ÁRBITRO DO ANO FEMININO: Ema Novo
EQUIPA DO ANO 2023 MASCULINA: Mambas
EQUIPA DO ANO 2023 FEMININA: Ana Paula Sinaportar e Vanessa Muianga (Dupla de Vólei de Praia)
PRÉMIO CARREIRA: José Júlio de Andrade (Antigo Secretário de Estado do Desporto)
PRÉMIO JORNALISTA DO ANO TELEVISÃO – Hassane Ibrahimo (STV)
PRÉMIO JORNALISTA DO ANO RÁDIO: Manuel Cardoso
(LANCEMZ)