Biografia de Azagaia

Biografia de Azagaia – A Incrível Jornada do Rapper de Intervenção Social

Edson da Luz, também conhecido como Azagaia, é um cantor de Hip-Hop moçambicano nascido em 6 de Maio de 1984 em Namaacha, Maputo. Ele é filho de um pai cabo-verdiano e uma mãe moçambicana. Azagaia é famoso por suas músicas de intervenção social, apresentadas inicialmente em seu álbum de estreia “Babalaze”.

Obras do rapper Azagaia

Ele começou sua carreira musical no grupo de hip hop Dinastia Bantu, com o rapper e amigo MC Escudo. Juntos, eles gravaram o álbum “Siavuma”. Mais tarde, ele se juntou à Cotonete Records e lançou seu primeiro álbum solo, “Babalaze”.

A fama de “Babalaze” veio com o lançamento da música “As mentiras da Verdade”, que trouxe de volta o estilo de crítica social apresentado anos atrás na música “País da Marrabenta” da Gpro Fam. A música gerou debates em vários círculos sociais e rapidamente colocou Azagaia no centro das atenções. O álbum “Babalaze” foi lançado em 10 de Novembro de 2007, tornando-se um recorde de vendas no dia de estreia.

Após a greve de 5 de Fevereiro de 2008, Azagaia recebeu uma intimação e teve que se apresentar à procuradoria por causa da música “Povo no Poder”, que falava sobre a greve. O rapper não foi acusado. Nesse mesmo ano, ele participou do Festival Mestiço em Portugal, na cidade do Porto, ao lado de Marcelo D2, rapper brasileiro, e Sam The Kid, rapper português.

Em 25 de Dezembro de 2007 e 2008, Azagaia lançou as músicas “Obrigado Pai Natal” e “Obrigado de Novo Pai Natal”, respectivamente, onde ele faz uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano no país, segundo seu ponto de vista.

Em 2009, Azagaia lançou o videoclipe “Combatentes da Fortuna”, música que ele diz ter se inspirado na crise do Zimbábue. Surgiram afirmações indicando que Azagaia seria candidato a assembleia da República pelo círculo eleitoral da Província de Maputo, concorrendo pelo partido MDM, liderado por Daviz Simango. Contudo, o MDM não chegou a concorrer por esse círculo. No final deste ano, Azagaia foi para Angola para participar do show do rapper angolano Kid MC e esteve novamente ao lado de Sam The Kid.

Em 2010, Azagaia lançou a música “Arri”, que retrata um escândalo de tráfico de drogas em Moçambique, bem como outros casos de fuga ao fisco e assassinatos. Esse escândalo refere-se ao empresário moçambicano Mohamed Bashir  Sulemane, que foi incluído pelos Estados Unidos em uma lista de barões de droga. Nesse mesmo ano, Azagaia participou de dois festivais de música na Dinamarca, o Fair Trade Festival e o RAW Festival, sendo que o primeiro tinha carácter beneficente com a participação de músicos de vários quadrantes do mundo, e o segundo era voltado para a música.

Azagaia no show
Azagaia no show

Em 2011, o rapper moçambicano Azagaia e seu produtor, Miguel Sherba, foram presos após a polícia encontrar um cigarro contendo soruma, uma substância ilícita, com eles. Depois de três anos de produção, Azagaia lançou seu segundo álbum de originais em 2013, intitulado “Cubaliwa”, que significa “nascimento” em língua sena. O álbum contou com a participação de vários artistas, incluindo Stewart Sukuma, Dama do Bling, a Banda Likuti, Ras Haitrm, Júlia Duarte e o rapper angolano MCK. Alguns dos singles mais populares do álbum incluíram “Movimento de Intervenção Rápida”, “Homem Bomba” e “ABC do Preconceito”.

Após o lançamento de “Cubaliwa”, Azagaia embarcou em uma turnê chamada “Bem-vindos ao Cubaliwa”, se apresentando com a banda Os Cortadores de Lenha. No entanto, em Junho de 2014, Azagaia admitiu publicamente que foi preso novamente por posse de drogas, afirmando que usava cannabis para tratar sua epilepsia, recomendada por um médico. Durante uma entrevista em um programa de TV, Azagaia preparou e fumou o que ele disse ser soruma.

Poucos dias depois, em uma postagem no Facebook, Azagaia anunciou que iria abandonar a carreira musical e se mudar para sua cidade natal, Namaacha, devido a temores por sua vida. Algumas semanas depois, ele revelou que tinha um tumor cerebral e iniciou uma campanha de arrecadação de fundos na internet para ajudar a custear sua cirurgia na Índia. A campanha “Help Azagaia” arrecadou mais de 790 mil meticais (cerca de 20 mil euros).

Depois de um ano e meio afastado dos palcos, Azagaia voltou a se apresentar em um concerto na discoteca Coconuts em Maputo, em maio de 2016.

Em 2019, o músico lanca sua  EP intitulada Só Dever que contou com a participação de Helena Rosa & Gina Pepa.

Morte de Azagaia

Edson da Luz, mais conhecido por Azagaia, faleceu no dia 09.03.2023, em Maputo, concretamente em Namaacha, num acidente doméstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *