Irão ataca duas bases militares dos EUA no Iraque

Um ato de retaliação na sequência da morte do general Qassem Soleimani.

Pelo menos 12 mísseis iranianos foram lançados, na madrugada desta quarta-feira, contra duas bases no Iraque onde estão posicionadas tropas norte-americanas.

A notícia foi avançada pela televisão estatal do Irão, que descreve esta ação, com mísseis terra-terra, como uma operação de vingança na sequência da morte do general Qassem Soleimani.

PENTÁGONO CONFIRMA ATAQUES A DUAS BASES AMERICANAS

O Pentágono confirmou entretanto que “mais de uma dezena de mísseis” iranianos foram disparados contra duas bases em Ain Assad e Arbil, no Iraque, utilizadas pelo exército norte-americano.

Num comunicado citado pela agência France-Presse, pode ler-se que “mais de uma dúzia de mísseis” atingiram duas bases iraquianas utilizadas pelo exército dos Estados Unidos o Departamento de Defesa já anunciou que está a fazer uma “avaliação preliminar dos danos” causados pelo ataque e a planear “a resposta”.

Não há, para já, informações sobre eventuais vítimas e/ou danos materiais, numa altura em que a tensão entre os EUA e o Irão agudiza-se a cada dia.

A agência noticiosa iraniana Fars divulgou um vídeo dos lançamentos.

HELICÓPTEROS AMERICANOS SOBREVOAM BASE DE AIN AL-ASAD

Já esta noite, segundo a TV estatal iraniana, sirenes foram ouvidas e helicópteros norte-americanos foram vistos a sobrevoar a base iraquiana de Ain Al-Asad, uma das atingidas pelos mísseis iranianos.

TRUMP JÁ FOI INFORMADO

O Presidente norte-americano Donald Trump já foi informado sobre o ataque à base aérea norte-americana no Iraque.

A informação foi avançada em comunicado pela porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, que refere que Trump está a acompanhar de perto a situação.

Na sequência do ataque, os Guardas da Revolução iraniana avisaram os Estados Unidos e aliados regionais contra qualquer retaliação, através de uma declaração divulgada pela agência oficial iraniana IRNA.

(SIC Notícias, 08.01.2020)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *