Pelo menos 10 garimpeiros ficaram soterrados na manhã de hoje devido a um desabamento de terra ocorrido numa área de mineração "ilegal"

Desabamento de terra deixa soterrado 10 garimpeiros em Montepuez numa área de mineração “ilegal”

Pelo menos 10 garimpeiros ficaram soterrados na manhã de hoje devido a um desabamento de terra ocorrido numa área de mineração “ilegal” no posto administrativo de Namanhumbir, distrito de Montepuez, sul da província de Cabo Delgado, onde a empresa Montepuez Ruby Mining (MRM) explora rubis. O número de vítimas ainda está em actualização.

Neste momento decorrem acções no local visando salvar os garimpeiros soterrados. Até às 15h00 ainda não tinha sido feito qualquer resgate dos soterrados. As acções de salvamento estão a cargo de uma equipa da Empresa Montepuez Ruby Mining (MRM), e são coordenadas pelo inspector provincial dos Recursos Minerais e Energia, Fernando Njanje.

Por questões logísticas, a equipa de salvamento não conseguiu partir de imediato para o local do acidente, o que deverá acontecer em breve. “Carta” sabe que há sensivelmente duas semanas a empresa MRM comunicara à Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia (DIPREME) o facto de a sua área de concessão mineira ter sido invadida por operadores ilegais, e pedia a intervenção das entidades estatais.

 ( Está notícia e do site Carta)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *