“Empresas públicas moçambicanas são vacas leiteiras de um certo partido”, Nini Satar

0
123
Vamos colocar o dedo na ferida: as empresas públicas moçambicanas são vacas leiteiras de um certo partido que se julga proprietário de Moçambique
Vamos colocar o dedo na ferida: as empresas públicas moçambicanas são vacas leiteiras de um certo partido que se julga proprietário de Moçambique

Sobre as vacas leiteiras!

Espanta-me que a imprensa moçambicana ainda preencha os seus noticiários com assuntos da LAM. A única culpa que esta companhia de bandeira tem é a de ser a face visível do descalabro total em que estão mergulhadas todas as empresas públicas.


Vamos colocar o dedo na ferida: as empresas públicas moçambicanas são vacas leiteiras de um certo partido que se julga proprietário de Moçambique. Quantos filiados a este conhecido partido são PCA não executivos de empresas públicas e jamais pisaram os seus escritórios? Mas no final de cada mês caiem-lhe em suas contas bancárias somas gordas do que os dos que todos os dias, pontualmente, estão nessas empresas a trabalhar.

Dizer que os voos da LAM atrasam ou são adiados por falta de combustível é imbecilizar o povo moçambicano. Mudar sistematicamente de PCA é atirar areia aos olhos do povo. Nenhum PCA, mesmo com as melhores credenciais do mundo, é capaz de colocar a LAM nos carris. O partido sabe o que se passa naquela e noutras tantas empresas públicas. São vacas leiteiras.

E a função da imprensa não é relatar simplesmente o que o partido anuncia. Deve haver questionamento. Investigação. Se bem que para o caso das empresas públicas moçambicanas nem é preciso muito esforço para se descobrir porquê elas andam nuas.

Esse proteccionismo barato que o Governo dispensa à LAM não nos vai levar a nada. Ou vende a empresa a privados, ou então aluga por 50 anos a interessados. Desde que estes não saiam do partido.

Sabiam que a Etiópia é o segundo país mais populoso de África e onde metade da sua população sofre de desnutrição crónica? No entanto, a sua companhia aérea, a Ethiopian Airlines, é uma das principais empresas fornecedoras de transporte aéreo em África e tem voos regulares para a Europa, a Índia e as cidades de Nova Iorque, Pequim e Xangai, a Washington, D.C., Rio de Janeiro e São Paulo, Toronto, Cantão e Hangzhou (China) e Karachi, Tóquio no Paquistão, Japão respectivamente.

Há quem anda a espezinhar a nossa soberania e todo nós sabemos quem!

Nini Satar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here