A Televisão estatal de Moçambique (TVM) exibiu esta semana, dia 30 de maio, um “falso vídeo de revindicação de autoria dos ataques em Cabo Delgado”.

Televisão de Moçambique (TVM) exibe “falso vídeo de reivindicação dos ataques em Cabo Delgado”

A Televisão estatal de Moçambique (TVM) exibiu esta semana, dia 30 de maio, um “falso vídeo de revindicação de autoria dos ataques em Cabo Delgado”.

Segundo o boletim noticioso emitido pela TVM, o grupo responsável pela decapitação de 10 cidadãos no distrito de Palma, província de Cabo Delgado, é composto por 5 homens, que assumem a autoria dos assassinatos, de cara coberta e com AKM, manifestando a “sua admiração por Allah”.

Borges Nhamire, investigador do Centro de Integridade Pública (CIP), escreveu na sua página de Facebook que foi uma “Noticia muito irresponsável da TVM”.

O investigador do CIP acrescentou que: “Penso que a TVM publicou uma notícia irresponsável no seu telejornal de ontem. O Video que apresenta como de terroristas de Mocímboa da Praia já circula desde Janeiro deste ano, com a data de publicação de 28 de Janeiro de 2018, disponível no Youtube e não há certeza de que o mesmo tenha sido gravado em Moçambique sequer.

O Mendes Mutenda até já disse num desses debates que era dublagem. Mas a notícia da TVM já está a correr o mundo a indicar que um grupo terrorista reivindicou o mais recente ataque no qual 10 pessoas foram decapitadas”

(Vídeo a baixo, relativo ao boletim noticioso da TVM, de 30 de maio, disponibilizado no YouTube)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *